BENEFÍCIOS DO TEATRO

 

A prática teatral não existe apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Mesmo quem não aspira à profissão de ator, pode se beneficiar com algumas aulas de teatro, sendo, inclusive, recomendado por especialistas.

Além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, fazer teatro é um exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo.

Sem nenhuma contraindicação ou pré-requisito, a prática teatral contribui significativamente para melhorar a autoestima do indivíduo.

Ser aplaudido e conseguir cumprir, com êxito, uma apresentação cênica provocam a sensação de bem-estar que se reflete na autoestima da pessoa. Além disso, quando alguém consegue expor suas ideias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si.

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do ser humano. Representar faz parte da essência das pessoas. As crianças passam a infância toda representando em seus jogos de faz de conta.

Os benefícios para a formação de crianças, jovens e adultos são tantos que as aulas de teatro já foram reconhecidas como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.

As aulas, na escola, são voltadas para o desenvolvimento dos alunos, que realizam atividades de expressão corporal, vocal e improvisação, algo que favorece o convívio coletivo e ajuda no autoconhecimento e formação da personalidade da criança.