Comprovadamente o teatro desenvolve de forma geral, o potencial de comunicação das pessoas. Além de aprender a dominar a timidez, o teatro consegue aprimorar e delinear inúmeras habilidades e competências como a concentração, o conhecimento e domínio sobre seu próprio corpo, o controle sobre certas emoções, o equilíbrio, a perda do medo de falar em público, uma melhor capacidade de expressão e comunicação, e em alguns casos até a retomada da autoconfiança.

O teatro cria realmente condições para desenvolver o potencial emocional e afetivo dos educandos de maneira saudável, alegre e criativa, no desenvolvimento de um terreno fértil para semear as práticas da ética nas artes cênicas.

Os cursos de teatro não existem apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Segundo a psicóloga clínica e educacional e professora de Artes, Betina Rugna, mesmo para os não aspirantes à profissão de ator, a prática teatral tem sua importância pela "grande contribuição ao desenvolvimento e formação da personalidade dos praticantes."

O teatro não tem contra-indicação nem pré-requisito. "Além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, fazer teatro é um exercício de escuta do próximo", enumera a coordenadora e orientadora cênica da Casa do Teatro em São Paulo, Luciana Barboza. "Todo mundo deveria fazer teatro pelo menos uma vez na vida!", convida Betina. "As pessoas que fazem teatro tem uma coisa especial, uma percepção melhor do mundo", completa.

Não é à toa que o teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do homem: suas origens remontam há mais de 4500 anos, quando ainda estava ligado a práticas rituais e religiosas, como as peças sagradas no Egito Antigo sobre o mito dos deuses Osíris e Isis. Está na nossa essência representar. E começamos desde cedo.

Os pequenos passam a infância toda representando: "No jogo do faz de conta, a criança passa por várias etapas do teatro: é o personagem que ela quer, no cenário que ela escolhe, com o figurino que improvisa ou imagina. Quando faz a história acontecer, ela também está dirigindo a cena", exemplifica Betina.

Tão notórios são seus benefícios para a formação de crianças, jovens e adultos, que o teatro foi reconhecido como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico. Inclusive, já se discute a inclusão da disciplina na grade curricular obrigatória das escolas brasileiras.

Teatro consiste em um controle total sobre seu próprio corpo, sobre suas emoções. É uma profunda descoberta; você entra em si mesmo, descobrindo e explorando os limites de seu corpo, aprendendo a manipulá-lo e a mostrar qualquer tipo de emoção sem muito esforço. O teatro aumenta a concentração, o conhecimento sobre seu próprio corpo, o controle sobre certas emoções, o equilíbrio, a perda do medo de falar em público, uma melhor capacidade de expressão e comunicação, além é claro da perda do medo do que pensam de você.

 

Veja 10 motivos para fazer teatro:

1. Aumenta autoestima;

2. Melhora a timidez;

3. Aprimora habilidade de relacionar-se com os outros;

4. Faz com que a criança, o jovem e o adulto se conheçam mais;

5. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora;

6. Ensina a trabalhar em grupo;

7. Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio;

8. Expande o repertório cultural;

9. Melhora desempenho escolar;

10. Propicia o fazer poético.